Dicas

Home » Dicas » IMPORTANTE

Conheça o perfil de 6 Bancas Examinadoras

Conheça o perfil de 6 Bancas Examinadoras

Dicas 9 de janeiro de 2019

As bancas examinadoras dos concursos públicos são responsáveis pela elaboração, divulgação e organização do mesmo. Elas também possuem ou contratam professores especificamente para elaboração das questões das provas.

Os recursos das questões também são analisadas e julgadas pelas Bancas.

No site das Bancas é onde você pode: se inscrever, visualizar locais de provas, a lista de aprovados , as provas aplicadas, os gabaritos, os recursos deferidos e eventuais comunicações aos candidatos.

Saiba um pouco mais sobre o perfil de cada banca a seguir:

La Salle: essa banca tem o hábito de elaborar questões com dificuldades maiores em conteúdos
específicos de determinadas áreas. Apesar disso, ela é uma banca considerada fácil pelos candidatos.

FCC: trabalha com provas de múltipla escolha que sempre acontece em dois formatos, ou se pergunta diretamente o conteúdo ou são apresentados problemas e situações que resultam em uma indagação. Essa banca foi famosa por abordar a letra da lei, porém hoje não e bem assim.

Cespe: ela tem dois modelos de prova. O primeiro, de múltipla escolha, contendo cinco alternativas. O segundo é o modelo, e mais utilizado, de certo e errado, no qual há penalização onde uma questão errada anula uma certa. É uma das bancas mais complexas.

Fundatec: em geral as provas dessa banca são de múltipla escolha, com cinco questões e uma alternativa correta. Também pode apresentar questões discursivas. O grau de dificuldade dessa banca é considerado moderado. A prova de Informática dessa banca é considerada “eliminadora de candidatos”, porque exige um pouco mais de conhecimento em comparação com outras disciplinas como Direito e Português.

FGVtem características mais da doutrina e cobra muito entendimento em questões de direito, em algumas provas, questões de jurisprudência. É também uma banca um tanto quanto interpretativa, sendo sua nota de corte mais alta pois a dificuldade das questões tende a não ser tão alta.

Vunesp: são conhecidas como provas mais fáceis pois são sempre de múltipla escolha, tendo cinco alternativas por questão. É comum encontrar questões de História, Geografia e atualidades. E as questões de informática são menos complexas que as demais.

Dá uma conferida e não esquece de compartilhar esse texto com os amigos!

Tudo posso naquele que me fortalece !

Filipenses 4:13
Só Concursos
R. Dr. Cassiano, 519 - 1º andar - Centro
Pelotas - RS


Institucional

Há 33 anos , referência de aprovação em Concursos públicos em aulas presenciais . Ao longo desses anos , mais de 20.000 alunos tiveram a experiência de fazer parte da Família Só Concursos. Uma empresa totalmente familiar, iniciada em 1985 por Adão Fagundes e desde 2003 administrada pela Diretora Míriam Fagundes.
Saiba mais